Como tocar violão de ouvido

Como tocar violão de ouvido

Como tocar violão de ouvido é algo necessário, nos casos em que as cifras não são encontradas, é hora de aperfeiçoar o ouvido musical.

Por certo você já sabe fazer os acordes maiores e menores e tem certa familiaridade com os acordes sustenidos.

Além disso, tem na memória, de alguma forma, o som produzido por cada acorde, certo?

Pois bem, para tocar violão “de ouvido”, precisamos seguir pelo menos quatro etapas para obter êxito nesta tarefa!

4 dicas de como tocar violão de ouvido

1. Apenas ouça

Antes de tudo, descubra a estrutura da canção que pretende tocar. Ela pode ter repetições ou, se mais complexas, possuir acordes que não se repetem na mesma sequência.

Por isso é essencial identificar como ela está dividida (introdução, estrofes, coro, finalização) e aprender a cantar será consequência de ouvir seguidas vezes.

2. Identifique o Tom Principal

Após ouvir bastante, há a possibilidade de ter identificado o Tom Principal da música. O acorde em que ela foi composta, tornando a tarefa de tocar violão de ouvido menos complicada.

Suponhamos que você ouviu a música e agora, já com o violão nas mãos, percebeu que o acorde de Dó+ é o Tom Principal dela.

Isso permite saber que alguns outros acordes familiares (da família) do Dó+ estarão presentes nesta canção, como por exemplo, o Re – (Dm), Mi- (Em), Fa (F), Sol (G), La- (Am) e o Sib (Bb).

Percebam que a família do Dó+ é Re, Mi, Fa, Sol, La e Si (na sequencia das 7 notas musicais) e o que muda é apenas o sinal (+, – ou b) na frente.

Sabendo isso, é possível identificar as outras famílias, se a canção tiver o Tom Principal de Re+ (D), por exemplo.

3. Descubra o ritmo

Após ter ouvido, identificado a estrutura da canção e o tom principal (e demais acordes), é hora de utilizar mãos e pés para fazer a marcação, de forma que consiga entender o que a tua mão responsável pelo ritmo fará.

Duas batidas de um bumbo da bateria, por exemplo, representam as batidas do nosso dedo polegar (de baixo pra cima).

4. Solos

Caso esteja na fase em que consiga tocar a canção com notas de solo, isso será mais fácil após ter identificado o Tom Principal e demais acordes.

A a tarefa de “solar” está mais perto de ser cumprida, ao passear no braço do violão (ou guitarra), encontrando (em notas), os mesmos sons encontrados (em acordes) na etapa 2.

Mas saiba que há riscos de tocar violão de ouvido.

E, caso queira aulas de violão com acompanhamento personalizado e métodos de ensino eficientes, recomendamos este curso de violão.

O que achou do artigo?

Comente

Teu E-mail não será divulgado.