Quem inventou o piano?

Quem inventou o piano

Quem inventou o piano foi um fabricante de cravos, que viveu entre 1655 e 1731. A história deste instrumento começou em Pádua, na Itália, em 1709, na loja deste construtor de cravo.

Bartolomeo Cristofori foi quem inventou o piano

Quem inventou o piano?Cristofori adorava música desde criança e desejava descobrir como conseguir maior dinâmica de sons, visto que o cravo, devido ao seu mecanismo de toque, não permitia diferenças de dinâmica (intensidade do som).

A possibilidade de tocar em vários registos e a extensão do teclado até às cinco oitavas tornaria este instrumento o mais completo possível.

Então faltava os nuances de poder tocar de forma fraca ou forte na mesma tecla, com mais ou menos intensidade.

No ano de 1690, Cristofori mudou-se de Pádua para Florença, para trabalhar como músico e fabricante de instrumentos musicais da corte toscana, a convite do príncipe Fernando de Médici.

Desta forma, em 1968, nascia seu primeiro projeto e em 1702 o inventor do piano apresentou seu primeiro cravo modificado. Já o primeiro piano (nos moldes iniciais dos pianos de hoje) apareceu em 1709.

A invenção do piano em 1709

Quem inventou o pianoDiversos instrumentos de cordas e teclado precederam ao piano, o que favoreceu o desenvolvimento do instrumento até chegar nos modelos atuais.

O conhecimento de que uma corda esticada, vibrando, pode produzir som, remonta a tempos pré-históricos.

Nos tempos antigos, as cordas eram colocadas e esticadas sobre arcos, cabaças e caixas para amplificar o som.

Posteriormente, uma família de instrumentos de cordas com teclado evoluiu na Europa, no século 14.

O primeiro instrumento desta família consistia em uma caixa fechada, rasa, sobre a qual se estendiam fios, o que levou ao desenvolvimento do instrumento ainda no século 14.

Os artistas ainda não tinham como transmitir o mesmo grau de expressão musical como o da maioria dos outros instrumentos. O desejo artístico de ter uma expressão mais controlada levou diretamente para a invenção do piano, em que o artista poderia alterar o volume e tom com a força de seus dedos.

O desenvolvimento do cravo conduziu à invenção do piano. A capacidade de projetar o som mais alto do que seus antecessores e os refinamentos na ação (ou toque) inspiraram muitos músicos a compor para o teclado.

Exibido pela primeira vez em Florença, no ano de 1709, o novo instrumento de Cristofori teve o nome encurtado para pianoforte, e, posteriormente apenas piano.

Apesar das melhorias conquistadas nos últimos 300 anos, é surpreendente observar que quem inventou o piano o desenvolveu com características que são mantidas até hoje.

Artigo traduzido de Piano.net.com

Virtual Piano Online

Quem inventou o piano não possuía os recursos de hoje, quando podemos tocar piano até online. Os apaixonados pelo instrumento tem à disposição um Piano Virtual para fazer arranjos e treinar acordes.

Ouça o som do piano de Michael W. Smith

Smith é um pianista conhecido no cenário mundial da Música Cristã Contemporânea. As canções de Michael são verdadeiros clássicos e ganharam traduções em vários países do mundo.

O que achou do artigo?

Comente

Teu E-mail não será divulgado.