Como cantar bem afinado

como cantar bem

Como cantar bem e afinado não é algo simples, aqui vão dicas para que você possa saber como cantar melhor e alcançar o teu objetivo de melhorar a voz.

O nosso alcance vocal deve ser respeitado e é por isso que existe, em um grupo musical, a classificação vocal de Soprano e Contralto (para mulheres) e Baixo e Tenor (para homens).

5 dicas de como cantar bem

É natural que existem diversas técnicas vocais que explicam como cantar melhor mas, num primeiro momento, cinco dicas de como cantar afinado são suficientes para fazer a diferença na hora da tua apresentação musical.

1. Respire corretamente

Quanto mais souber controlar a respiração, maior será seu controle vocal. Tente exercícios que aumentem a sua capacidade respiratória, como um “S” prolongado, por exemplo.

Esta é uma técnica fundamental para se conseguir cantar afinado, por isso recomendamos que leia sobre assunto para entender que o maior segredo da afinação está na respiração.

2. Aqueça a voz

Aquecer a musculatura ajuda muito na hora de dar aquela notinha mais aguda que você precisa, é ótimo também para evitar problemas vocais, e ajuda também a aguentar mais tempo cantando. Um ótimo exercício é o “TR” subindo e descendo.

3. Relaxe o corpo

Lembre-se que a tensão nunca ajuda o cantor, por isso os demais músculos do corpo precisam estar relaxados, pois influenciam bastante no resultado vocal.

4. Durma bem

Especialmente em dias que antecedem as apresentações. Não é correto sacrificar horas de sono, mesmo que seja em treinamento vocal, pois a voz também fica cansada quando não dormimos bem.

5. Beba líquidos

como cantar afinadoBeber muito líquido (água de preferência) é muito importante para a saúde, em geral.

Para quem canta, beber água ajuda a manter a prega vocal sempre úmida, evitando que a mucosa que está presente nela fique ressecada. 

É ideal ingerir cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, dependendo das características físicas.

Classificação vocal é fundamental

O cantor deve saber qual o seu tipo de voz pois desta forma conseguirá encaixá-la facilmente num estilo musical e em músicas com tons e melodias que favoreçam sua voz.

Muitos se arriscam a cantar de forma irregular e não conseguem desenvolver a voz corretamente. Isso porque costumam escolher repertórios e estilos musicais sem se importar com o alcance da voz. Saiba como descobrir o tipo de voz para cantar bem.

O que achou do artigo?

Comente

Teu E-mail não será divulgado.