Dicas de teclado para iniciantes

Aprender a tocar teclado - Teclado para iniciantes

Dicas de teclado para iniciantes, para que o aprendizado seja natural e, os não sejam queimadas as etapas nas aulas de teclado, o que compromete o desenvolvimento e gera desistência.

O Teclado como qualquer outro instrumento musical tem sua fase inicial, intermediária e avançada, então, não querendo ser óbvio, mas o aprendizado do teclado tem que começar do início.

Redundante isto não é, mas é o que precisa ser falado para quem quer aprender o instrumento de forma correta.

Muitos decidem aprender sozinhos, outros apenas pegam dicas com pessoas que já tocam e alguns fazem aulas com professores que não possuem didática para ensinar, não seguem um método e muito menos tem um método.

O início de um aprendizado.

Por mais fácil que apresenta ser, deve ser encarado com muita seriedade, pois pode ser a base de todo aprendizado. Isto serve para qualquer conteúdo e matéria estudada.

O Teclado para iniciantes deve ser pouco exigente, ter pouco conteúdo, mas ter muita qualidade. Não confunda ter pouco conteúdo com pouca qualidade.

Quando abordo ter qualidade, quero ressaltar a importância do aluno aprender corretamente, sem atropelos.

Não basta somente passar para o aluno muito conteúdo, sendo que o mesmo ainda não possui  bagagem e técnica suficiente para ter um bom desempenho. Mais vale um conteúdo bem aplicado e aprendido, do que ter uma quantidade enorme de conteúdo e não saber como executar.

Já tive vários alunos que vieram de outros professores ou escolas, que tinham pastas e cadernos cheios de conteúdos e repertórios, mas que o aluno não conseguia executar nem compreender nem 40% do que ali estava.

O que é preciso ser feito?

A verdade é que a maioria das pessoas que querem aprender a tocar, já anseiam tocar logo, ter bastante repertório e passar por cima de muito conteúdo importante para o seu aprendizado.

Isto é um grande erro cometido pelos alunos, professores e escolas. O início dever ser literalmente o início, ou seja, o b-a-bá do aprendizado.

Por isso, quem vai iniciar seus estudos de teclado, deve ter esta preocupação e principalmente esta postura, de não passar o carro na frente dos bois,  e sim subir degrau por degrau.

Esqueça o conteúdo que terá pela frente, esqueça o que seus colegas já tocam. Esta ansiedade só serve para atrapalhar o seu desenvolvimento.

Fonte: Música Plena

 

O que achou do artigo?

O que achou do artigo?