Na Bíblia estão as experiências que alguns servos tiveram e renderam versículos de louvor a Deus.
Citamos 10 (dez) trechos de agradecimento a Deus (sem considerar Salmos e Cantares).
Sabendo que louvor nem sempre é cantado, segue a lista dos versículos.
Em Êxodo, Moisés cantou junto com o povo
Após a saída do Egito, quando Deus deu livramento ao povo de Israel, que deixou a escravidão do Egito, passou pelo Mar Vermelho e viu o exército de Faraó perecer no mar.
Êxodo 15 – “Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR; e falaram, dizendo; Cantarei ao SENHOR, porque sumamente se exaltou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro”.
Em Deuteronômio, Moisés proferiu o último cântico
Era uma espécie de louvor de consolidação de sua trajetória diante do povo de Israel, onde ele declara a Força, a Verdade e a Justiça de Deus em todos os Seus caminhos.
Deuteronômio 32 – “Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como orvalho, como o chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. Porque apregoarei o nome do SENHOR; dai grandeza a nosso Deus”.
No livro de Juízes, Débora cantou
Junto com Baraque, para agradecer a Deus pela Sua misericórdia e por fazer prevalecer a Sua vontade, manifestando seus atos de justiça para com o povo de Israel.
Juízes 5 – “E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo: Porquanto os chefes se puseram à frente em Israel, porquanto o povo se ofereceu voluntariamente, louvai ao SENHOR. Ouvi, reis, dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao SENHOR; salmodiarei ao SENHOR, Deus de Israel”.
Em I Samuel, Ana entoou um cântico
Em gratidão à Deus por ter recebido d’Ele a resposta de sua oração. O clamor de Ana era para que pudesse conceber um filho. E, após ter nascido Samuel, ela cantou.
I Samuel 2 – “O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo”.
Davi e alguns levitas louvaram
Em I Crônicas 16:8, ao trazer a arca da cada de Obede Edom para Jerusalém. Aparentemente, Davi entregou o Salmo 105 para ser cantando por eles.
I Cronicas 16 – “Louvai ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei conhecidos entre os povos os seus feitos. Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de toda as suas maravilhas”.
Ezequias louvou após a cura maravilhosa
Ele adoeceu de uma enfermidade que o mataria. Porém, orou a Deus com ousadia e sinceridade, apresentando à Ele uma retrospectiva de sua vida em retidão. E, o SENHOR reverteu o seu quadro de morte, pelo que ele louvou.
Isaías 38 – “Eis que para minha paz, eu estive em grande amargura; tu, porém, tão amorosamente abraçaste a minha alma, que não caiu na cova da corrupção, porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados”.
Daniel, e um dos mais belos versículos de louvor
O contexto e conteúdo do louvor revelam a grandeza de um Deus que muda as estações, os tempos, as horas, estabelece e destrona os reis da terra. A honra que Deus deu a Daniel o fez cantar.
Daniel 2 – “Então, foi revelado o segredo a Daniel numa visão de noite; e Daniel louvou o Deus do céu. Falou Daniel e disse: “Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força”.
O louvor conduzido por Josafá
Os levitas se puseram em louvor em voz muito alta, demonstrando confiança no SENHOR. Josafá organizou os cantores e os orientou a cantar.
2 Crônicas 20 – “E, ao tempo que começaram com júbilo e louvor, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados”.
Versículos de louvor no Novo Testamento
O cântico de Maria
Após Isabel, em Lucas 1:41, ter feito uma expressão de louvor pela gravidez de Maria, ela também o fez, reconhecendo Deus como Poderoso para lhe fazer dar à Luz.
Lucas 2 – “Disse, então, Maria: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada”.
Simeão louvou por ver Jesus
Pois o Espírito havia lhe relevado que ele não morreria sem antes conhecer pessoalmente o Cristo do Senhor. E, quando, da apresentação de Jesus à ele, pôde cantar.
Lucas 2 – “Agora, Senhor, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tua preparaste perante a face de todos os povos, luz para alumiar as nações e para a glória de teu povo Israel”.
Outros tantos servos tiveram expressão de louvores a Deus, como Jó, mas a sua vida foi um exemplo ainda maior de de adoração a Deus.
Jó adorava à Deus constantemente, apesar de ter perdido coisas e pessoas de sua família.
Encerramos com um dos mais belos versículos de louvor: “Louvai ao Senhor por que Ele é bom e a sua benignidade dura para sempre”.