Violão ideal para iniciantes

Violão para iniciantes aprender a tocar violão

Quem quer aprender a tocar violão se depara com algumas dúvidas na hora de adquirir o instrumento. Uma dúvidas muito frequente é sobre qual é o melhor violão para iniciantes.

Como tocar violão é relativamente fácil, muitas pessoas começam a fazer aulas, mas encontram obstáculos que os fazem parar no meio do caminho.

Qual o melhor violão para iniciantes?

Você que quer começar fazer as aulas de violão, ou quer aprender a tocar sozinho, precisa saber qual violão comprar.

Comprar violão Novo ou Usado?

Existem várias faixas de preços de violão. Se você deseja comprar o teu primeiro violão, sugerimos, se possível, comprar um novo (a menos que não tenha certeza se quer realmente aprender o instrumento).

Um violão novo, dos mais barato, custa em torno de R$ 130,00 e, se não der no teu orçamento, recomendamos tentar encontrar alguém da tua região que esteja vendendo um violão usado.

Agora, se você já tem certo conhecimento e deseja comprar um violão eletroacústico de qualidade, os violões novos e de melhor qualidade são das melhores marcas e, consequentemente, mais caros (acima de R$ 1.200,00).

Neste caso, para economizar, é ideal buscar violões seminovos ou usados que estejam em boas condições. Geralmente o preço cai pela metade, em relação a um violão novo.

Com cordas de aço ou cordas de Nylon?

O tipo de corda vai depender do tipo de música a ser tocada. O violão com cordas de nylon é, essencialmente, utilizado em músicas dedilhadas, populares, clássicas.

Assista um vídeo com uma canção na qual é utilizado o violão de nylon.

O violão com cordas de aço é bastante utilizado em músicas mais batidas, nos ritmos chamados POP, ROCK, entre outros. O que não impede de usá-los em outros estilos.

Assista um vídeo com uma canção na qual é utilizado o violão de aço.

Para iniciar o aprendizado do violão, a corda de Nylon pode ser mais confortável (principalmente para as mulheres e crianças), pois as cordas de aço “ferem” mais os dedos de quem está começando.

Atenção: Não é recomendado trocar as cordas de um violão de nylon por cordas de aço e vice-versa, pois a estrutura do instrumento é concebida originalmente para um determinado tipo de corda e a mudança pode influenciar no som dele.

Elétrico ou Acústico?

Comprar violãoTanto um como o outro pode ser tocado em qualquer lugar, a diferença é que o eletroacústico pode ser usado conectado à uma caixa amplificada ou mesa de som.

O acústico comum não vem com entrada para cabo e essa possibilidade, mas é possível adaptar no futuro, fazendo a ligação elétrica com um profissional especializado.

Ah! E para aprender a tocar violão de forma satisfatória, é preciso preocupar-se com os métodos que serão utilizados para te ensinar.

Nós pesquisamos e encontramos o melhor curso de violão para você aprender.

O que achou do artigo?

Comente

Teu E-mail não será divulgado.