O que é Música Gospel

O que é música gospel

O que é Música Gospel? O termo é utilizado para se referir às composições cantadas para expressar a crença pessoal, ou congregacional, em Cristo.

As prováveis origens da palavra “gospel” estão intimamente ligadas ao ministério de Jesus Cristo enquanto esteve na Terra.

Vejamos os significados e traduções possíveis para esta expressão que é tão comum a bilhões de evangélicos ao redor do mundo.

Gospel: descubra o que significa este termo

1. (God (Deus) + Spell (soletra)) – A união destas duas palavras formariam um conceito de que Deus é aquele que revela ao homem a mensagem da Redenção.

Esta é uma grafia arcaica e, por ela, Deus teria dado ao homem a oportunidade, por Cristo, de conhecer a Revelação do seu Eterno Amor.

2. (Good (Boa) + Spell (mensagem, história)) – A junção destas palavras resultariam num entendimento aproximado de Evangelho.

(GoodSpell) Seria traduzido para “Boas Notícias” e faria alusão à missão de Jesus na humanidade: anunciar as Boas Novas de Deus Pai.

O que é Música Gospel?

Considerando que o termo, em sua essência, está vinculado ao projeto divino de resgate do homem, qual deve ser o conteúdo das músicas gospel?

É por não saber responder satisfatoriamente à esta pergunta que muitos cantam canções seculares como sendo músicas gospel.

E é por este motivo, especialmente no Brasil, que a expressão “gospel” passou a soar pejorativamente e algo rotulado com este termo gera certa rejeição.

Saber o que é louvor permite analisar as músicas que contrariam a Bíblia e destoam da classificação (da essência) “gospel”, pois não faltam heresias em várias delas!

Por esta razão, em nossa rádio, evitamos, de forma proposital, utilizar o termo gospel, ainda que este seja muito popular e percamos audiência ao evitá-lo.

Preferimos o termo “louvores evangélicos” em todos os nossos conteúdos, entendendo que louvar é exaltar um único alvo: Deus.

Aprenda Mais sobre este assunto:
O que é louvor?
Músicas gospel com heresias

Seja o primeiro a comentar

O que achou do artigo?