Quão bondoso amigo é Cristo, a história da canção

Quão bondoso amigo é Cristo

Quão bondoso amigo é Cristo é um dos hinos antigos que atravessou décadas, é cantado em várias igrejas e está na mente de milhares de pessoas até hoje.

A canção foi composta por um jovem, num dos momentos mais delicados de sua vida, onde, literalmente, pôde contar com a amizade de Cristo para superá-los.

Hino: Quão bondoso amigo é Cristo
Compositor: Joseph M. Scriven
Ano: 1844 (aproximadamente)

O irlandês Joseph tinha 25 anos e estava para se casar. Porém, um dia antes do seu casamento, a noiva morreu, vítima de afogamento. Triste, ele decidiu começar nova história no Canadá.

No novo país, ele começou a dar aulas e conheceu Eliza Roche, que era parente de um de seus alunos. Ele se apaixonou por ela e decidiram ficar noivos.

O inesperado aconteceu! Eliza ficou doente e faleceu antes que pudessem se casar. Assim, as esperanças deste jovem pareciam desfalecer.

Embora possuísse razões para estar confuso e com a fé abalada, Joseph encontrou consolo em Deus para começar em uma igreja Batista em Plymouth.

Ele não se casou, e passou o resto da vida dando seu tempo, dinheiro e roupas para ajudar os menos afortunados, espalhando o amor e compaixão de Jesus onde quer que fosse.

Simultaneamente à morte de Eliza, Joseph recebeu a notícia de que sua mãe estava doente na Irlanda. Ele não podia estar com ela, então escreveu uma carta de conforto, intitulada “Que amigo nós temos em Jesus”.

Muitos anos depois, um amigo estava conversava com Joseph, que estava adoentado, e ficou muito impressionado quando o ouviu falar dos cartas, inclusive “Que amigo nós temos em Jesus”.

O resultado da visita foi que quase 30 anos depois de Joseph escrever a carta de conforto para a mãe, o conteúdo foi publicado num livro chamado “Hinos e outros versos”.

Pouco tempo depois, o músico Charles C. Converse (1834-1918) decidiu colocar música na letra de “Que amigo nós temos em Jesus”.

Depois da morte de Joseph Scriven, os cidadãos de Port Hope, Ontario, Canadá, onde ele deu tanto de si, ergueram um monumento em sua homenagem.

A vida aparentemente triste e obscura de se transformou na elevação de muitas vidas, através da dedicação pessoal de Joseph e de suas palavras belas e confortantes da letra de “Que amigo nós temos em Jesus”.

Quão bondoso amigo é Cristo – letra

Quão bondoso amigo é Cristo!
Carregou com a nossa dor
E nos manda que levemos
Os cuidados ao Senhor
Falta ao coração dorido
Gozo, paz, consolação?
Só porque nós não levamos
Tudo a Deus em oração .

Tu estás fraco e carregado
De cuidados e temor?
A Jesus refúgio eterno
Vai com fé teu mal expor!
Teus amigos te desprezam?
Conta-lhe isto em oração
E com seu amor tão terno
Paz terás no coração.

Cristo é verdadeiro amigo
Disto provas nos mostrou
Quando pra levar consigo
O culpado encarnou
Derramou seu sangue puro
Nossa mancha pra lavar
Gozo em vida e no futuro
Nele podemos alcançar.

O que achou do artigo?

O que achou do artigo?